Tanques de Armazenamento

Tanques Estacionários – Armazenamento – Industrial

Tanque Estacionário – Armazenamento – Industrial

Em Engenharia designa-se por TANQUE a um recipiente destinado a armazenar fluidos à pressão atmosférica, ao contrário de reservatório que é um recipiente com a finalidade de conter fluidos a pressões superiores à atmosférica. Os tanques de armazenamento ou estacionários ou industrial, são recipientes cuja função é armazenar produtos químicos. Tanques estacionários são utilizado para armazenagem de água, combustíveis e produtos químicos (pintura e galvanização).

A sua construção pode ser feita em tecto fixo ou flutuante, interno ou externo, dependendo sempre das características e o tipo de produto a armazenar. Os tanques estacionários ou tanques industriais podem ser produzidos em plástico polietileno, fibra de vidro ou em aço inoxidável. Sua aplicação atende a industrias químicas, cosméticas, alimentícia, farmacêutica, petrolífera, entre outras.

É de extrema importância realizarem-se de forma regular e periódica a verificação e limpeza das estruturas e dos equipamentos utilizados para armazenar os produtos, desta forma, garante-se que as características dos produtos não se alteram, bem como, evitar ou amenizar a possibilidade de contaminação do meio ambiente por degradação dos tanques.

Existem dois tipos de tanques de armazenagem aéreos:

  • tanques cilíndricos horizontais;
  • tanques cilíndricos verticais.

O emprego dos tanques horizontais é mais usual nos casos onde o consumo do fluído é pequeno. Já a finalidade dos tanques verticais está relacionada com consumos mais elevados e onde são utilizados stoks operacionais maiores

Vasos de Pressão

Vasos de pressão são todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidades, não sujeitos à chama, fundamentais nos processos industriais, que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento.

Em refinarias de petróleo, indústrias químicas e petroquímicas os vasos de pressão constituem um conjunto importante de equipamentos que abrangem os mais variados usos. O projeto e a construção de vasos de pressão envolve uma série de cuidados especiais e exige o conhecimento de normas e materiais adequados para cada tipo de aplicação, pois as falhas em vasos de pressão podem acarretar consequências catastróficas até mesmo com perda de vidas, sendo considerados os Vasos de Pressão equipamentos de grande periculosidade.

Links Relacionados:

Termos Relacionados: fabricação tanques estacionários, empresa de tanques de armazenamento, tanques industriais, industrial, , vasos de pressão, separadores ciclônicos, caldeiraria industrial, funilaria industrial, usinagem, tanques de armazenamento, chaminés, silos, moegas, comportas, estruturas metálicas, stop-log, dampers, soldagem.

Leave a Reply