Caldeiraria e Funilaria

Caldeiraria – Funilaria – Industrial – Usinagem

Caldeiraria Industrial

Caldeiraria refere-se a confecção, a manutenção, a preparação e possíveis reparos com soldas em materiais metálicos e cortes de chapas. Outra definição para caldeiraria é um estabelecimento destinado a manuseio de metais e solda, com espaço para entrada e saída de carga de materiais de grande porte.

Caldeiraria é a área de competência mecânica responsável pela fabricação de peças e equipamentos em geral partindo da conformação de chapas metálicas planas (aço carbono, aço inoxidável ou ligas de alumínio).

O profissional de caldeiraria faz a manutenção, preparação e possível soldas em materiais metálicos, cortes de chapas montagem etc, é um profissional que deve ter conhecimento de cálculos, desenho mecânico, metrologia, e conhecimento em metais.

A Caldeirinox é especializada em projetos e fabricação de peças e equipamentos em caldeiraria como silos, moegas, chaminés, estruturas metálicas, tanques de armazenamento, comportas, stop-logs, dumpers, etc…

Funilaria Industrial – Funileiro

Funilaria é o termo que designa a função do funileiro de manutenção, soldagem, serviços de cortes e dobraduras em chapas metálicas, desamassamento, remendos, reformas, substituição de peças, reposição de peças, fixação de peças, recuperação, alinhamento, montagem, acabamento, tratamento anti-corrosivo, regulagens, todos estes serviços são executados utilizando metais.

Funileiro é o profissional metalúrgico que trabalha com a confecção de peças em folha-de-flandres. Por extensão, o termo passou a designar modernamente o responsável pela reparação das partes de chapa dos veículos. Sua origem remonta ao inicio da indústria automobilística.

Nesta atividade o profissional confecciona e repara chapas metálicas, riscando, moldando a frio, cortando, rebitando ou furando metais, para possibilitar a utilização desses, ou seja, ele risca chapas, baseando-se em desenhos ou especificações, confeccionando as peças de acordo com o planejamento. Para isto, o funileiro trabalha a chapa aplicando golpes com martelo ou outros processos, dando-lhe a forma esperada.

Este profissional também abre furos nas peças, solda, rebita e elimina as imperfeições, garantindo a qualidade do serviço feito e verifica a exatidão da montagem, consultando desenhos e especificações que lhe são fornecidas para introduzir alterações quando se faz necessário. Dependendo da especificação, o funileiro também executa instalações em locais designados, dando acabamento adequado ao trabalho.

Links Relacionados:

Termos Relacionados: caldeiraria industrial, funilaria industrial, usinagem, tanques de armazenamento, fabricação chaminés, silos, moegas, comportas, ciclones, estruturas metálicas, stop-log, dampers, soldagem.

Leave a Reply